A nossa história começou há muito tempo, quando o comerciante por profissão e jauense, João Sanzovo, decidiu montar um pequeno armazém em sua terra natal na década de 40. Com o decorrer do tempo e com o apoio dos filhos e genros, fundou, no dia 10 de outubro de 1964, a Rede de Supermercados Jaú Serve e, assim, começava a “Tradição em bem servir”.
Com 60 anos de história, não paramos de crescer em nenhum momento. Já são 43 lojas em 17 cidades situadas no interior paulista.
Estamos em constante crescimento e modernização, abrindo novas lojas e reformando as mais antigas, visando sempre proporcionar a melhor experiência de compra para nossos clientes. Investimos também vigorosamente, na capacitação e valorização dos membros da grande família Jaú Serve, para que possamos preservar e priorizar o atendimento próximo e humano, característico da nossa empresa, e tão apreciado pelos nossos clientes.
Todo o êxito desse desenvolvimento e do atual sucesso da rede, se dá pela aguçada visão empreendedora dos acionistas, de seus diretores e da constante dedicação dos mais de 5.000 mil colaboradores diretos, que sempre buscam transformar cada compra em um momento de felicidade, o que nos torna o Supermercado da Família Feliz.
Promover a melhor experiência de compras, no atendimento às necessidades dos consumidores através da venda de produtos e prestação de serviços.
Ser referência no varejo, gerando rentabilidade e soluções, para todos os públicos aos quais se relaciona.
Ética, respeito, transparência, segurança alimentar, crescimento com inclusão social, e sustentabilidade.
43 LOJAS
NO INTERIOR PAULISTA17 CIDADES
+44.000m²
ÁREA DE VENDAS+5.000
COLABORADORESCom a franca expansão da cidade de Jaú e observando grandes oportunidades, João Sanzovo se estabelece como comerciante ao inaugurar, em 1947, uma venda familiar. Visando fortalecer os laços familiares e garantir a continuidade dos negócios, João Sanzovo passa a delegar a administração dos comércios aos filhos (Jordão, Luís, Antônio e Ângelo Sanzovo) e genros (José Blasioli e Cleyton Chaves). Assim, dava-se início à sociedade que mais tarde viria formar o Supermercados Jaú Serve. Em 10 de outubro de 1964 foi inaugurado o primeiro supermercado de Jaú e região, o Supermercado Jaú Serve. Esta primeira loja possuía 3 máquinas registradoras, 15 funcionários e 2 caminhões próprios para buscar mercadorias em todo o território nacional. O estabelecimento foi um marco e revolucionou o mercado da região ao introduzir o sistema de autoatendimento. Assim, a Rede rapidamente se tornou uma referência no ramo de varejo, terminando a década com 04 lojas na região, nas cidades de Jaú, Barra Bonita e Lençóis Paulista.
Esta década foi um período muito desafiador para a empresa, pois existia pouca variedade de mercadorias oferecidas pela indústria e uma escassez significativa de produtos. Além disso, os poucos fornecedores disponíveis não ofereciam serviço de entrega, levando os fundadores, preocupados em prestar um bom atendimento aos clientes, a viajar pessoalmente por vários estados do Brasil e até países vizinhos visando garantir um estoque adequado dos produtos, especialmente nas datas especiais. Nesta década, a rede Jaú Serve expandiu suas operações com a abertura de novas lojas em Jaú, São Carlos, além de estabelecimentos em Pederneiras, Bariri e Botucatu, alcançando um total de 13 unidades.
Nos anos 80, houve o ingresso da segunda geração da família na operação da empresa, acompanhado por mudanças substanciais na logística. Mais uma vez, apostando na grande visão empreendedora dos fundadores, a rede foi pioneira ao inaugurar, em 21 de abril de 1986, o Centro de Distribuição, que permitiu aprimorar e aumentar ainda mais a cadeia logística e tornar possível a compra de quantidades maiores, possibilitando melhores negociações. Esse pioneirismo fortaleceu muito o Jaú Serve, pois conseguiu manter as lojas abastecidas e com preços justos diante de um cenário pessimista, gerado pela crise e um alto nível de desabastecimento nos concorrentes. Apesar dos desafios impostos pela realidade nacional, a empresa persistiu no sonho e surgiram oportunidades de expandir a Rede no interior paulista, consolidando um total de 26 lojas até 1990.
A década de 90 se inicia ainda no cenário caótico de inflação dos anos anteriores, com a alteração constante dos preços dos produtos e salários. Esta situação, que alimentava a inflação, foi ajustada somente em 1994 com o Plano Real. Novamente, a Rede saiu na frente, aderindo à leitura dos códigos de barras impressos nos produtos. Essa automação comercial foi um investimento significativo para a época, simplificando a atualização de preços, que não precisavam mais ser feitos manualmente em etiquetas individuais e agilizando o processo de pagamento nos caixas, oferecendo mais conforto e a segurança de pagar o preço correto. A Rede finalizou a década de 90 com 1500 funcionários, negociando aproximadamente 6.000 itens dos mais diversos gêneros em lojas totalmente informatizadas. Neste período, as instalações somavam um total de 23.000m2 com 28 lojas distribuídas em 16 municípios: Araraquara, Avaré, Bariri, Barra Bonita, Botucatu, Descalvado, Dois Córregos, Ibitinga, Jaú, Lençóis Paulista, Pederneiras, Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro, São Carlos e São Manuel.
A primeira década dos anos 2000 foi muito importante para a ampliação e investimentos na empresa. Foi um momento de grande organização de toda a estrutura, capacitando equipes e reestruturando a gestão comercial. Com todas as lojas climatizadas e layouts mercadológicos modernizados, buscou-se um novo conceito para a jornada de compras dos clientes, proporcionando mais comodidade, rapidez e conforto.
A década de 2010 marca uma nova etapa na capacitação e desenvolvimento das competências humanas de todas as lideranças da Rede com a construção coletiva da missão, visão e valores da empresa; a formação do Conselho de Gestão composto pelos acionistas da empresa; e a criação da Diretoria executiva, composta por colaboradores que já faziam parte da empresa. Visando priorizar a responsabilidade corporativa, nesse período, a Rede revisou seu acordo de acionistas e implementou o Programa de Compliance da empresa. Assim, foram criados documentos que embasam a relação com todos os stakeholders, como o Código de Ética e Conduta, além das políticas específicas para cada tema. Sempre pensando em oferecer a melhor experiência de compra aos clientes, a empresa adotou uma ferramenta de CRM e o primeiro aplicativo, chamado Jaú Serve Plus. Além disso, a rede Jaú Serve foi destaque ao implantar o S/4Hana, a última geração em solução de ERP da SAP, tornando-se a primeira empresa varejista da América Latina a adotar essa ferramenta de gestão empresarial avançada. Com o novo sistema, houve melhorias na gestão, na obtenção de dados e na integração entre diferentes setores. A empresa finalizou a década com 36 lojas distribuídas em 16 municípios.
Iniciando o ano de 2020, o mundo foi surpreendido pelo surgimento da pandemia de COVID-19, que trouxe desafios sem precedentes para o setor varejista. Com as restrições de circulação das pessoas impostas pelos decretos, houve um aceleramento do projeto de digitalização das lojas, resultando no lançamento do e-commerce o Jaú Serve Delivery. Atendendo à crescente demanda das cidades onde a Rede atua, novas lojas foram inauguradas em Barra Bonita (2021), Ribeirão Preto (2021 e 2022), Araraquara (2022) e Jaú (2023). Além disso, a loja 34 de Piracicaba foi reinaugurada em outro endereço em 2023. Evidenciando o contínuo crescimento e sucesso, a empresa completa 60 anos em 2024, inaugurando novas lojas em Brotas, Itápolis e outras cidades da região.